Aew gente... eu zuando na net decidi postar esse tutorial que eu achei...muita gente num entende como fazer carros(Sinceramente nem eu kssoapopsasaksaoops)Mais pra compensar o tempo perdido de ontem... teve gente que veio reclamar que ontem eu fiqueia tarde toda afkme desculpem ai a todosagora pra compensar eu to trazendo esse tutorialCHEGA DE BLABLABLA E VAMOS A O QUE ENPORTAO tutorial:Programas que serão usados :Txd work shopzModeler 2.1Paint ou o Photoshop cs3Baixar um carro desbloqueado .Feito isso você vai extrair o dff e o txd do carro numa pasta qualquer. Feito isso, você abre o txd do carro com o TXD WorkShopO txd tem todas as textura do carro. O que é textura? São as fotos que marcam o carro como um motor, um painel e assim por diante.Caso não haja textura a peça fica branca, ele da a cor das peças e define o desenho. Logo mostro como texturizar uma peça.Você abre o txd do carro clicando em open txd, Depois extraia as fotos que esta dentro clicando em Export e logo depois em Export all textures to bitmaps pode ser em PNG ou TGA mais ta tudo bem qualquer um deces...Logo isso, ele irá pedir o local onde você quer que salve as imagens, escolha a pasta onde está o dff e o txd do carro.Após isso abra com o TXD WorkShop o arquivo vehicle.txd que fica na pasta C:\Arquivos de programas\Rockstar games\GTA San Andreas\models\generic.Façã a mesma coisa. Extraia as imagnes na pasta do carro tambem. O vehicle é a texturas dos faroes e algumas peças do carro. Por isso se você não extrai-la, vai fica branco.Agora vamos abrir o zModeler2º Passo: Abrindo o ZModeler, vá em File e clique na opção Import. Vá até a pasta do carro que quer modificar e ache o arquivo dff. Após seleciona-lo abrirá outras opções novas na parte de baixo, e na opção Preferable Textures selecione a opção BMP. Após isso abra o arquivo clicando em Open.Obs: Caso você selecione o dff do carro e a opção Open estiver fechada, significa que este carro está bloqueado e não poderá ser alterado.O carro abrirá no programaVeja que na lateral esquerda tem um painel de controle com algumas opçõescada numero e uma coisa vejamos :1. Serve para juntar duas peças em uma só.2. Serve para deletar. (É mais facil selecionar e apertar Delete no teclado)3. Serve para mover as peças para qualquer lado.4. Serve para girar as peças.5. Serve para aumentar a peça ou esticar.Você pode testar cada uma dessas opções, são as mais importantes. As outras vocês vão aprendendo sozinhos com o tempo.3º Passo: Trocando de PeçaPara começar a editar o carro você tem que começar a editar coisas fáceis ate pegar a prática. Começe trocando uma roda por exemplo.Exemplo : RodasNo quadrino branco ao lado do nome do carro desabilite a opçao fazendo o carro sumir da área de trabalho. Após isso, você ira fazer o mesmo procedimento que fez para abrir este carro com o outro carro que você quer pergar a roda e ache a roda do carro "wheel_rf_dummy" . Abre ele clicando no + e araste o roda (wheel_rf) ou (Wheel) para foraDepois vá no nome do carro e aperte o + para deixar normal. Após isso, vc clica com o botao direito em cima do nome do carro que você pegou a roda, vá na opção Edit e clique em Delete deixando só a nova roda aparecendo na área de trabalho. Ache dentro a roda antiga abrindo o carro ali no + e delete. Agora Habilite novamante o quadradinho branco para voltar a aparecer o carro na área de trabalho, você verá seu carro ja com a roda nova. Agora araste a roda que você colocou la para dentro onde estava a antiga roda que você deletou. Pronto ela já ta no carro definitivamente.Mais e agora a roda fico torta oq eu faço?E so usar a ferramenta move .Primeira coisa clice em Move quando a peça ficar azul, você pode move-la. Você tem que mover certinho a roda no centro, para explicar melhor tem uns quadradinhos verde (dummiy).Eles comandam a peça. Se ela não tiver no lugar, ele vai ficar torto então ele que comanda o lugar certo, tipo na foto abaixo. O quadradinho verde tem que ficar certinho no meio da roda.As cameras da area de trabalho...No ZModeler, cada quadro onde aparece o carro tem uma opção no canto direito de cima em negrito. Aquela opção corresponde a camera em questão.3D: Essa camera é apenas para olhar o carro. Como vai/está ficando.Front: Essa camera é fixa, não se mexeLeft: Essa camera tambem não se mexe.Top: Tambem não se mexe.Back: Não se mexe.Right: Não se mexe.Botton: Não se mexe.User: Serve para texturizar o carro.Perspective: A melhor em questão. Mexe para qualquer lado igual a 3D e altera as peças tambem.Agora voltando na roda, bom tudo certo, agora é so exportar o carro.Va em File e clique na opção Export. terá agumas funções a mais além de exportar como como bloquear o dff.1. Exportar.2. Escolher onde vai salvar o dff.3. senpre salve o carro com o mesmo nome orginal, como era savanna salve em savanna.Senão não, da erro no jogo.4. Escolha a opção GTA San andreas.DFF5. Em DFF Version selecione San Andreas6. Ignore esta opção.7. Clique em Export para finalizar e salvarAgente vai ter que remontar o txd se nao a roda fica branca4 Passo remontando o txdAbra o txd do carro novamente no TXD WorkShop. Agora vamos adicionar as rodas que você colocou no seu novo carro.Va na opção Image e clique em New .Vai abrir um quadro de opções chamado New image. Nela você vai selecionar a opção 32 BPP como na imagem abaixo.Você vai notar que vai aparecer uma nova imagem (32 BPP) junto das imagens do txd(numero 2 da imagem abaixo )Selecione ela e clique lá em cima na opção Import(numero 1 da imagem abaixo )Após isso vá na pasta do carro onde você pegou a roda nova e pegue a textura da roda(numero 4 da imagem abaixo )Marque bem o nome da textura, se possivel, copie este nome(numero 6 da imagem abaixo )Depois clique em abrir. Você ira notar que a textura que você importou substituiu a imagem do 32 BPP que havia aliDê dois cliques na nova textura(numero 1 da imagem abaixo ).Vai abrir uma caixa de texto chamada Image Proprties. Na opção Name, cole o nome da textura que você copiou(numero 2 da imagem abaixo), marque a opção Compressed e dê OK(numero 3 e 4 da imagem abaixo ) Pronto agora e so clicar na opção save txd(numero 5 da imagem abaixo)Pronto seu carro ja esta instalado no jogo e feito!Ate mais ! xDEspero que tenham gostado do tutorial :D
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3 comentários:
meu brother esse tutorial é muito massa mas ficaria ainda melhor se vc fizer um ou uns videoscom cantasia estudio 6 q tem audio seria bens mas facil compreender alguns detelhes valeu...
amigo onde eu posso colocar meu pedido de parceria??
se vc quiser fazer parceria comigo entra no meu blog e vai na parceria pega um banner lá e coloca o seu site pa eu poder colocar o seu tmb tah?
espero respostas =)
www.gta-samodseveiculos.blogspot.com.br
Como modelar um carro
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Lenilsocamargo@gmail.com
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